Fotolivro autopublicado, 2021
18cm x 24cm, 16 páginas

em 2021
Boneco de fotolivro, capa (à esquerda) e quarta-capa (à direita), 2021.

Boneco de envelope, verso (à esquerda) e frente (à direita), 2021

A casa em que cresci, que deixei ao mudar de cidade, na qual meu pai morou depois que sua mãe faleceu; o apartamento em que moram minha mãe e minha irmã, que antes foi de uma de minhas tias-avós, falecida; e o apartamento em que moro hoje, no mesmo prédio em que meus avós paternos moravam quando meu pai nasceu, antes de se mudarem para o interior. Estes são três lugares que fotografei em 2019, registros que tomaram a forma do projeto de fotolivro aqui apresentado. 
Fiz essas fotografias poucos anos depois de me mudar para São Paulo. As imagens que constituem este ensaio tentam falar de um deslocamento - físico e emocional - desdobrado nas três residências mencionadas. Enquanto deixava minha cidade natal, buscava me adaptar a outra, simultaneamente assistindo às casas que protagonizaram as primeiras décadas da minha vida, se desintegrarem, ou refazerem em novos espaços.
 Construindo o ensaio, me atentei a desempenhar um processo investigativo. Tentei expor minha curiosidade em reconhecer e apreender cada um dos lugares fotografados. Busquei um mergulho, que, inconscientemente, veio contrapor um empuxo, esse movimento ao externo, projetivo - como o cuspe - que caracterizou a saída da casa de infância e o verter em direção a novas moradas. 
A experiência que acredito permear este trabalho é tocada pela oposição entre o que se esperaria do afeto relacionado a ambientes domésticos e familiares, e alguma agressividade que se manifestou na busca por um novo lugar-casa.
Back to Top